quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Disco 99 Cerveja 99

Tim Maia - Tim Maia (1971)

Segundo disco do rei do Soul Funk brasileiro. Este segundo LP de Tim mostra um compositor maduro e seguro em comparação ao primeiro disco. Com mais desenvoltura e com um time nota 10 ( Pinduca no vibrafone e Chacal na percussão, esse disco já nasce com nomes de peso).

O disco já inicia com "A Festa de Santo Reis", uma das composições mais brilhantes de Tim com parceria de Marcos Leonardo. Depois vem um dos maiores sucessos de Tim, "Não quero dinheiro", música que dispensa apresentações.

A reflexiva "Um dia Chego Lá" mostra um lado mais filosófico de Tim, onde com suing ele já contava as angústias da meritocracia, onde o trabalhador só rala e nada de ficar com a vida mais tranquila. Quem leu a biografia de Tim Maia escrita por Sérgio Motta vai saber. Se não leu, leia.

Em não vou ficar, Tim mostra toda sua influência da música negra americana. Curiosamente, Roberto Carlos regravou essa música em seu LP de 1969 (anterior a esse do Tim) e que fez a música estourar Seis semanas seguidas como líder e mais pedida da Rádio Brasil. Tim ainda deu uma variada no tempo da música, deixando mais cadenciada do que dançante. Resultado, deixou perfeito o que já era fantástico.

"Você" abre um lamento de Tim.  Foi a primeira canção que Tim virou referência em canto chorado. O sentimento na música arrepia a qualquer momento de se escutar. Quem nunca cantou junto "Sou feliz agora, não, não vá embora não" ?

Este disco é feito para se escutar da primeira a última música sem pular um som sequer. Destaque para as três músicas em inglês do disco, todas de composição de Tim Maia. Broken Heart,  I Don't Know What to Do with Myself e I Don´t Care. Discão...

Para ouvir esse disco eu escolhi uma cerveja que acredito Tim Maia gostava. Digo isso pois ele era muito mais da pinga e uísque do que a cerveja. Mas na década de 70 a cerveja escura era uma coisa que estava entrando em moda na boêmia brasileira. Indico a Kaiser Bock por ser uma cerveja tradicional, encorpada, com um avermelhado único. Tal qual o som do Tim Maia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário