terça-feira, 16 de setembro de 2014

Disco 100 / Cerveja 100

Começo com o disco que, para mim é o melhor da música psicodélica brasileira.

Adicionar legenda

Acabou Chorare, Novos Baianos.
Lançado em 1972, o segundo disco do grupo trouxe uma sonoridade única, com o rock virtuoso sendo mesclado com a música brasileira popular.Deste disco, saíram clássicos eternos como "Preta Pretinha" que volta-se à música baiana; "Tinindo Trincando", música de virtuosismo e com uma letra que remete-se a cocaína. Sem esquecer, claro da música "acabou Chorare", uma composição linda com uma letra absurdamente psicodélica.
Em "Swing de Campo Grande" é considerado samba de salão e sua letra alude ao carnaval e possui forte carga mística; um guia de música escrito por David Bowman e Paul Terry recomenda a listen to Swing de Campo Grande and notice the distinctive guitar sound.46 Segundo Boca de Cantor, letrista da canção, os militares da ditadura imaginavam que os Novos Baianos fossem "terroristas fantasiados de hippies" e que começaram a caçá-los; certa vez, ele conheceu um rezador que aconselhava tranquilidade nas horas difíceis e dizia: "vocês [Os Novos Baianos] são gente legal. O mal não colocará seus olhos em vós." O rezador então ensinou a simpatia que foi parar na letra da canção: "Quando receberem mau-olhado, virem 'toco', virem 'moita'." Para o grupo, isso significou disfarçar, passar pelos postos da Polícia Rodoviária e olharem para si mesmos, para suas próprias línguas, assim ninguém os veria, e, de fato, eles ficaram cinco anos sem pagar o IPVA do automóvel.

Este disco deveria estar na obrigatoriedade de se escutar nas escolas do Brasil. Remete a história da música e política, dado o momento que o Brasil passava.

Para escutar este disco, eu indico uma cerveja fantástica.

Delirium Tremens - Belgian Golden Strong Ale, Ale, 8.5%ABV, garrafa 330ml.

Cor: Dourada, levemente turva.
Espuma: Boa formação e média duração, de cor branca, boa consistência.
Aroma: Malte, doce, frutado (abacaxi), fermento, fenólico, picante, condimentado,leve álcool.
Paladar: Malte, doce, frutado (abacaxi), fenólico, picante, condimentado, álcool, bom amargor final, bom corpo.

Ótima cerveja. Uma clássica belga que deve ser degustada por todos que se interessam por boas cervejas.

Valor médio - R$20 (Mamãe Bebidas MG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário