quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Disco 93 cerveja 93

DOCES BÁRBAROS-  DOCES BÁRBAROS - Estava em dúvida em qual disco iria colocar para esta parte da postagem. Estava certo que deveria ser alguém da Bahia, os representantes do nordeste, mas quem?

Alceu vem mais tarde. Gil? Caetano? Bethania? Gal? Por que não todos? Por isso ,escolhi o disco "Doces Bárbaros".

A junção de Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil, Maria Bethania foi para comemorar os 10 anos de carreira deles. Lançado em 1976, o disco traz composições próprias de todos e uma regravação de Milton Nascimento e Ronaldo Bastos em "Fé Cega Faca Amolada" e "Atiraste Uma Pedra" de Herivelto Martins & David Nasser. No restante , só paulada própria.

O disco veio com uma paulada por ser duplo. Com pouco mais de 80 minutos, os 4 lados fazem uma viagem a todas as regiões do Brasil, sem perder o toque nordestino do quarteto. O disco de 1976 é considerado por muitos uma obra-prima da música brasileira, mas, curiosamente, na época do lançamento, foi duramente criticado.

Começando com "Eu E Ela Estávamos Ali Encostados Na Parede", música composta pelos quatro, o disco já mostra que vem coisa muito boa. Suingue, técnica e brasileirada. Tudo para ficar redondinho.  O disco segue com "Esotérico", "Eu Te Amo ", "O Seu Amor" e "Quando". Músicas que podem perfeitamente ter entrado para a galeria de inesquecíveis da MPB.

Mas os destaques do disco mesmo ficam para "Os Mais Doces Bárbaros" e  "Gênesis". Ouça. Ouça de novo e ouça mais uma vez. Este disco ficará na memória sempre. Ouça atentamente a faixa 'Índio". Tente não repetir a faixa...

Para acompanhar um disco tão diferente, precisei me lembrar da regionalização da cerveja. A produção de cervejas especiais tem uma grande demanda no sul e sudeste. Não conheço uma cerveja vinda do nordeste (quem souber e puder indicar, fico agradecido), então peguei uma dica que vem do norte Mais precisamente do Pará.

Eleita a melhor cerveja do Brasil em 2014, no festival de Santa Catarina, a Amazon de Açaí (Amazon Açai Stout), é uma cerveja com um sabor marcante. Particularmente eu não gosto de açaí, mas essa cerveja realmente surpreende. Qualidade, saber, leveza e tudo que esperamos de uma cerveja fora do convencional.  Com um teor um pouco mais forte (7,2%) a cerveja mereceu  prêmio. Abra uma para curtir o disco.Garanto que não rá se arrepender.



Nenhum comentário:

Postar um comentário